Instruções de coleta

Material: Sangue Venoso

Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

Jejum obrigatório de 12 horas

Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.

Jejum obrigatório de 8 horas

Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jequim, IGF-1, hGH - Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL.

Jejum desejável de 8 horas

Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PT e PTTa) em geral.

 

Demais exames:

Consultar o laboratório.

É aconselhável que os seguintes exames sejam coletados até 09:00h da manhã.

Ácido Úrico, ACTH, Cálcio, Cortisol, Ferro, Prolactina, TSH.

 

Curva glicêmica

Fazer dieta de no mínimo 180g de carboidratos (macarrão, arroz, chocolate, açúcar) por três dias que antecedem a coleta e na noite anterior ao exame. É obrigatório o jejum de 8 horas.

 

Curva insulinêmica

Fazer dieta de no mínimo 180g de carboidratos (macarrão, arroz, chocolate, açúcar) por três dias que antecedem a coleta e na noite anterior ao exame. É obrigatório o jejum de 8 horas.

 

Diabetes gestacional

Fazer dieta de no mínimo 180g de carboidratos (macarrão, arroz, chocolate, açúcar) por três dias que antecedem a coleta e na noite anterior ao exame. É obrigatório o jejum de 8 horas.

 

Teste oral de tolerância à lactose

Fazer dieta de no mínimo 180g de carboidratos (macarrão, arroz, chocolate, açúcar) e incluir na dieta leite, iogurte e queijo por três dias que antecedem a coleta e na noite anterior ao exame. É obrigatório o jejum de 8 horas.

No dia do exame o paciente deve ir com disponibilidade para ficar no laboratório por 2 horas, pois será realizada uma coleta em jejum, depois o paciente toma a lactose, aguarda 30 minutos pra fazer a 2ª coleta, depois aguarda mais 30 minutos para fazer a 3ª coleta.

 

PSA:

  • Não andar a cavalo, bicicleta ou moto nos três dias antes de realizar o exame;
  • Abster-se de relação sexual por 3 dias que antecedem o exame;
  • No caso de toque prostático também aguardar 3 dias após este procedimento para a realização do exame.

 

Cortisol:

Obrigatório coletar às 8h ou às 16h ou conforme orientação medica. É necessário jejum obrigatório de 8 horas.

 

Prolactina e macroprolactina:

Repouso de 30 minutos que antecedem a coleta

 

Coleta de escarro

1ª amostra

Ao levantar pela manhã não se deve beber água, escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório a atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material.

A coleta do material deve ser realizada da seguinte forma:

  • Inspire profundamente, isto é, puxe o ar pelo nariz e fique com a boca fechada, prenda a respiração, por alguns instantes e solte o ar lentamente pela boca. Faça esse procedimento por mais duas vezes;
  • Em seguida, inspire profundamente e prenda a respiração por alguns instantes e solte o ar com força e rapidamente pela boca. Em seguida, force a tosse para que o pulmão libere o escarro;
  • Escarre diretamente dentro do frasco estéril, deve-se ter cuidado para o escarro não escorrer fora do frasco.

Nota: O procedimento deve ser repetido no caso do material coletado ser insuficiente.

2ª amostra

No dia anterior à coleta beba, no mínimo, 8 copos de líquidos (água e sucos), durma sem travesseiro.

No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório a atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material, que será coletado conforme as mesmas orientações da primeira amostra.

 

3ª amostra

No dia anterior à coleta beba, no mínimo, 8 copos de líquidos (água e sucos), durma sem travesseiro.

No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar. Lave a boca fazendo bochechos somente com água. Ao chegar ao laboratório a atendente fornecerá um frasco estéril no qual se deve colocar o material, que será coletado conforme as mesmas orientações da primeira e segunda amostra.

 

Material: Urina para exame de rotina, urocultura e gram de gota

Em alguns casos, a urina só poderá ser colhida no laboratório. Assim sendo, você é informado e recebe outras orientações.

Recipiente: frasco plástico fornecido pelo laboratório.

- Colha de preferência a primeira urina da manhã. Caso não seja possível, colha a urina que tenha permanecido por pelo menos 4 horas retida na bexiga. Informe o laboratório sobre a maneira como foi realizada a coleta, em qualquer caso.

- Primeiramente, realize uma limpeza rigorosa (anti-sepsia) da região genital (pênis ou vagina), ensaboando bem. Enxágue com bastante água e enxugue com uma toalha limpa.

- Os homens devem puxar a pele que recobre o pênis para trás e as mulheres devem separar bem os grandes lábios da vagina.

- Começe a urinar no vaso sanitário, fora do frasco. Após alguns segundos colha a porção média do jato urinário diretamente no frasco. Não é necessário preenchê-lo completamente (até o meio é suficiente).

- Tampe, identifique com o nome completo, data e horário da coleta e leve imediatamente (dentro de uma hora) ao laboratório. A conservação deste material pode ser feita por refrigeração, mantendo o frasco em isopor com gelo até a entrega ao laboratório, caso o transporte seja superior à uma hora.

 

Material: Urina de 24 horas

Nunca colete urina de períodos (ex.: 24 horas) sem consultar previamente o laboratório, pois alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta.

Recipiente: Frasco próprio.

- No primeiro dia pela manhã: urine normalmente no vaso sanitário, não guardando esta urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13 h).

- Daí em diante, cada vez que urina coloque toda a urina no frasco e vá juntando sem perder nada (se o volume ultrapassar a capacidade do frasco fornecido, não perca a urina e a recolha em um frasco de água mineral bem limpo).

- No dia seguinte, ao completar 24 horas (ex.: 7:13 h), urine e ajunte toda essa urina ao frasco.

- Note que no primeiro dia se despreza a primeira urina da manhã e no segundo dia ela é adicionada às demais.

- Identifique o(s) frasco(s) com seu nome, peso, altura, datas e horários de início e término da coleta. Encaminhe o material ao laboratório imediantamente.

 

Parasitológico de fezes (epf)/gordura fecal

Exame parasitológico de fezes:

  • Retirar no laboratório o frasco coletor sem conservante e a pazinha que o acompanha;
  • Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina;
  • Com auxílio da espátula, transferir uma porção das fezes emitidas para o frasco coletor sem conservante, uma quantidade inferior à metade do frasco
  • Fechar bem e encaminhar imediatamente ao laboratório.

 

Considerações gerais para realização de Exame Parasitológico de Fezes:

  • O paciente não deve estar em uso de laxantes ou ter sido submetido a contrastes radiológicos nos 3 dias anteriores à coleta;
  • Informar o uso de antiparasitários, antidiarreicos, anti-inflamatórios e antibióticos. No momento da entrega da amostra na unidade do Bioanálise, certifique-se que sua amostra seja identificada na sua presença.

Importante: resultados corretos para este exame somente serão obtidos se as orientações acima forem estritamente seguidas. Por isso, todo material passa por um rigoroso controle de qualidade. Caso não seja aprovado, será solicitado novo material.

 

Cultura de fezes ou coprocultura

Colher porção de 1 a 2 gramas de fezes, em um papel A4 branco, deve-se urinar primeiro e só depois defecar, colher preferencialmente a parte que tiver muco, sangue ou pus e no início do quadro diarreico. Colocar o material em frasco estéril não excedendo a quantidade de fezes, manter em temperatura ambiente e entregar ao laboratório o mais rápido possível.

 

Nota:

  • Colher fezes recém excretadas antes da administração de antimicrobianos.
  • Fezes contaminadas com água, urina ou areia e coletadas em vaso sanitário serão rejeitadas.

 

Pesquisa de sangue oculto nas fezes

  • Retirar no laboratório o frasco coletor sem conservante e a pazinha que o acompanha;
  • Coletar as fezes em um recipiente com boca larga (limpo e seco) ou papel, tomar cuidado para não contaminá-las com urina;
  • Com auxílio da espátula, transferir uma porção das fezes emitidas para o frasco coletor sem conservante, uma quantidade inferior à metade do frasco;
  • Fechar bem e encaminhar imediatamente ao laboratório.

Parasitológico 3 amostras

  • Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material;
  • Evitar o uso de antiácidos, laxantes e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica;
  • Defecar em vasilhame limpo e seco;
  • Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (início, meio e fim), de modo que complete 1/2 (meio) frasco, contendo o conservante líquido(MIF), adquirido em farmácia;
  • Dissolver e homogeneizar (misturar bem) as fezes coletadas no líquido conservante para que as mesmas fiquem totalmente cobertas pelo MIF;

O número de amostras de fezes a serem coletadas e a periodicidade depende da orientação médica. Se não houver orientação médica, coletar 03 amostras de fezes recentemente emitidas em dias diferentes (consecutivos ou alternados). Após coletar as três amostras, deve-se levar imediatamente ao laboratório.

 

Sempre que houver muco (catarro), pus ou sangue, colher esta porção para que seja analisada, informando a presença dessas substâncias ao entregar o material. Não é necessário colocar na geladeira, pois o líquido é conservante. O recipiente contendo o conservante deve ficar em pé dentro da sacola ao ser transportado. Cuidado para não pressionar o frasco, pois o material poderá vazar,

 

Esperamos que este texto ajude você nos seus próximos exames. Você pode ler as informações sempre que precisar. Aproveite para deixar seu comentário pelo nosso Contato!